A anorexia é transtorno alimentar que se manifesta também em crianças, chamada anorexia infantil.
Conforme o Professor doutor Wilson de Campos Vieira, psicanalista, formado em Filosofia e Psicologia pela UNICAMP, a anorexia infantil não tem as mesmas causas da anorexia da adolescência, são de dois tipos.
Um raro tipo onde a criança apresenta nítidos apavoramentos diante da comida, consequente recusa, juntamente com outras graves pertubações.
E um outro tipo, desta vez bastante comum, na qual a vida social da criança é normal. Este tipo de anorexia pode começar nos primeiros meses de vida e alastrar-se por anos, até a idade adulta. Os pais forçam a criança a comer, aplicam castigos. O fracasso é certo. Imagine você adulto sendo forçado a comer, é torturante. Para a criança a alimentação fica associada à experiência torturante, criando assim uma nova falta de apetite. Chamada também de Anorexia de oposição. No qual torna-se uma "guerra" entre a mãe e a criança, "greve" por parte desta. Uma birra o "vamos ver quem sai ganhando" vai se cristalizando na criança e aparentemente se torna a motivação para permanecer sem comer. Esta anorexia cede com facilidade, se os pais mudam os métodos e buscam orientação do pediatra, psiquiatra infantil ou psicólogo.
Fonte: http://eduhonorato.wordpress.com/2009/01/28/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
esse wilson é mesmo bom concordo com ele!
ResponderExcluir