Fonte: http://eduhonorato.wordpress.com/2009/01/28/

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Estatísticas sobre a anorexia


Nos últimos anos os países desenvolvidos têm dado mais atenção ao problema dos distúrbios alimentares, como é o caso dos Estados Unidos, que têm promovido estudos que podem ser uma importante fonte de informação no que toca à prevenção e tratamento desta patologia.

Quanto aos resultados destes estudos, descobriu-se que aproximadamente 8 milhões de americanos são anorécticos, sendo que 7 milhões são do sexo feminino. Também foi revelado que a anorexia é a doença mental que mais mata nesse país: entre 5% e 10% dos doentes morrem 10 anos após contraírem a perturbação e apenas 30% a 40% recuperam “totalmente”; é ainda de salientar que a principal causa de morte de meninas com idades entre os 15 e os 24 é precisamente a anorexia. Para além da má nutrição, outros problemas como ataques cardíacos e suicido podem levar à morte destas pessoas. No que diz respeito ao tratamento, os estudos revelam que cerca de 80% dos anorécticos não recebe a terapia adequada, o que explica em parte a elevada taxa de mortalidade apresentada. Este problema resulta do facto do tratamento ser dispendioso para as famílias, que não recebem apoios do estado ou de outras associações.

http://www.blogger.com/post-edit.g?blogI


Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Será que me podiam fornecer a fonte das estatísticas que aqui se apresentam?
    Estou a desenvolver um trabalho sobre os problemas de comportamento alimentar e estou com algumas dificuldades em encontrar estatísticas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir